Pesquisar

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A poesia praxis de Mario Chamie, em verso e prosa de Rego Júnior

Quando me encontrares na Praxis de sua vida
Fitando seus olhos
Como quem joga bolinha de gude
Me balançando na gangorra
de sua sedução
Subindo pra escorregar- sem- dor
Por favor, me Chaime.
regio junior


Sobre Mario Chaime, ensina o professor e poeta
Rego Júnior : um poeta moderno que crio um tipo de poesia chamada de praxis
A poesia-práxis foi um movimento liderado por Mário Chamie, que a partir de 1961 começou a adotar a palavra como organismo vivo gerador de novos organismos vivos, ou seja, de novas palavras. Surge como dissidência da Poesia concreta.
O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto.

Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são: - a eliminação do verso; - o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras; - a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos; - o uso de neologismos e termos estrangeiros; - decomposição das palavras; - possibilidades de múltiplas leituras.

A comunicação através do visual era a forma de expressão de todas as poesias concretas. No entanto, houve particularidades que diferenciavam os poemas deste período em tipos de poesias. Assim, a poesia de Mario Chamie surge, revalorizando o ritmo, a palavra, o verso, sem abandonar o uso paranomásico dos fonemas.

Comente esta publicação!

Nenhum comentário: